E hoje começa mais uma jornada a caminho da leitura. A XVII Feira Pan-Amazônica do Livro abre suas portas para celebrar o Pará-país de Ruy Barata. Este ano, de 26 de abril a 5 de maio, a programação está repleta de novidades e encontros literários imperdíveis. Confira tudo sobre o maior evento literário do Norte.
---
A tradição de homenagear um país diferente a cada ano ganhou adaptações. As honrarias dessa vez se estendem ao Estado do Pará e ao poeta que o elevou à condição de nação em seus versos – junto com o filho e parceiro de composições, Paulo André -, Ruy Barata. "Os nomes conjuminaram. Veio junto o escritor homenageado, o slogan da Feira, e a homenagem ao Estado, que é o nosso próprio país. O Pará tem dimensões continentais, sob qualquer aspecto, seja ele geográfico, no campo das riquezas naturais, da geopolítica ou da diversidade cultural", explica o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves. “Daqui saiu um dos maiores poetas de todos os tempos, o inesquecível Paranatinga, autor dessa frase histórica, ‘eu sou de um país que se chama Pará’”, reforça, enaltecendo Barata.
Do “Encontro Literário Paraense” participam os autores Amaury Braga Dantas, Maria Stella Pessoa, Harley Dolzane, Ney Ferraz Paiva, Olga Savary, Maciste Costa, André Nunes, Benilton Cruz e Daniel Leite. Compositores como Waldemar Henrique, Wilson Fonseca e Nilson Chaves e os ritmos do carimbó, retumbão e outros compõem um grande passeio pela música paraense que será o show Pará em Canto, apresentado durante a abertura da Feira por nomes consagrados, como Paulo André Barata e Liah Soares, e também pelo vozerio da nova geração, representado por Camila Honda e Nana Reis. Seminários, encontros e espetáculos voltados à temáticas paraenses poderão ser acompanhados diariamente na Sala Marajó, que nesta Feira ganha o nome "O País que se chama Pará" e vai homenagear, além de Ruy, Raimundo Jinkings e Benedito Nunes.
A Feira oferecerá ao público atividades variadas como mesas redondas, palestras, sessões de autógrafos, oficinas, debates, seminários e shows. A programação inclui o “Encontro Literário”, que trará ao público os escritores Ignácio de Loyola Brandão (SP), Tony Bellotto (RJ), Cristovão Tezza (PR), Guilherme Fiúza (RJ), Tiago Santana (CE), Michel Maffesoli (Paris/FR), Merval Pereira (RJ), José Maria Castello (PR) e Affonso Romano de Sant'Anna (RJ). Outras atrações musicais ficam por conta da Palavra Cantada (RJ), do espetáculo infantil apresentado pelo grupo teatral Companhia do Tijolo (SP), da Amazônia Jazz Band e do cantor Toquinho com seu show em homenagem ao centenário do poeta Vinícius de Moraes.
No Papo Cabeça, Sérgio Nogueira (RJ) e Stella Maris Rezende (RJ) dividem espaço com os paraenses Zildinha Sequeira, Renato Cortês e Mariana Mendonça para tratar de maneira bem informal sobre diversos assuntos do cotidiano da juventude. No Espaço Infantil tem contação de história e teatro todos os dias, desde o período da manhã até a noite, e um dos destaques dessas atividades voltadas para as crianças é o projeto Catalendas, da TV Cultura do Pará e da In Bust Companhia de Bonecos, que resgata em forma de espetáculo teatral os contos fantásticos e as narrativas populares do folclore brasileiro. Além disso, uma Mostra de Cinema Paraense, exposições diversas e sessões de autógrafos no Ponto do Autor recheiam ainda mais a programação de 2013.
O premiado escritor Ziraldo é um dos que fará sessão de autógrafo, logo depois de proferir a palestra “Estudar é importante, mas ler é mais importante que estudar”. O estilista Ronaldo Fraga (MG) também está dentre os palestrantes convidados, com "Escrita para Vestir", bem como Cléo Busatto (PR) que fala sobre "Contar e encantar - Pequenos segredos da narrativa". A XVII Feira Pan-Amazônica do Livro também recebe ainda o Encontro de Cordelistas da Amazônia, que chega à sua terceira edição, e o V Salão Internacional de Humor da Amazônia. A jornalista da Rede Globo, Sônia Bridi, participa do encontro "Literatura e Sustentabilidade" e outros seminários explorarão temas como Literatura Indígena, Grafismo Assurini, leituras de vestibular e Educação na Amazônia Paraense. O público tem ainda a opção de escolher entre 19 oficinas de temas diferentes para se inscrever. O Momento Literário Marista também volta à 17a edição da Feira, com montagens cênicas das leituras obrigatórias do Vestibular 2014.
O evento realizado pelo Governo do Estado e pela Secretaria Especial de Promoção Social (Sepros), por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza, além da Feira propriamente dita, uma programação anual que inclui Saraus Literários, Pan-Amazônica nas Escolas, Pan-Amazônica nos Municípios e Salões Regionais do Livro. Em 2013 serão dois salões do livro, realizados no segundo semestre em Santarém, na região do Baixo Amazonas; e em Paragominas, na região do Capim.
Serviço:
XVII Feira Pan-Amazônica do Livro – de 26 de abril a 5 de maio.
Abertura: 26 de abril, às 19h, com o show Pará em Canto, totalmente aberto ao público.
Local: Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia
O horário de funcionamento da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro é de 10h às 22h, com entrada gratuita para todos os eventos.