Arte e Cultura
Entretenimento
Um dos maiores personagens do cinema de terror brasileiro ganhará homenagem em outubro. A exposição “À Meia Noite Levarei sua Alma” reunirá figurinos, objetos cênicos, colagens, trechos de filmes e imagens de bastidores dos filmes do Zé do Caixão. O nome da mostra é homônimo ao primeiro filme do personagem, produzido no ano de 1964. A abertura será no dia 31 de outubro, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).
José Mojica Marins é um cineasta, roteirista e ator brasileiro que ficou conhecido mundialmente pelo seu personagem Zé do Caixão. Além de ser o maior representante do cinema de terror brasileiro, também produziu filmes de aventura, de faroeste, dramas e pornochanchadas ao longo de cinco décadas de carreira.
A exposição traz algumas curiosidades da vida de José Mojica, como um flyer usado em sua candidatura para deputado federal, em 1982. O cineasta tentou duas vezes entrar para a política, ambas frustradas. A mostra apresentará um ambiente caracterizado para o gênero, um clima obscuro será criado para que os visitantes se sintam dentro de um filme do Zé do Caixão.
Além da exposição, o MIS ofertará uma oficina sobre a obra do homenageado. O curso “Zé do Caixão: o gênio macabro de José Mojica Marins” será ministrado pelo jornalista, crítico, historiador e pesquisador do cinema de horror mundial, Carlos Primati. As aulas contarão com vasto material em vídeo, exibição de trechos de filmes, trailers, curtas-metragens, entrevistas e documentários que analisam a obra do cineasta e refletem sobre sua figura pública. As inscrições podem ser feitas online: https://bit.ly/1Kw3D4s
Serviço
Exposição - À Meia Noite Levarei Sua Alma
Data: 31 de outubro de 2015 a 09 de janeiro de 2016
Horários: terças a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h [Terças-feiras entrada gratuita]
Local: Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Ingressos: R$6,00 e R$3,00 [meia-entrada] Ingressos disponíveis na recepção do MIS
Classificação etária 16 anos