Mais de vinte anos depois dos Titãs lançarem a música “Comida”, a ideia por trás da pergunta “Você tem fome de quê?” continua tão atual como na época. A letra força a reflexão sobre a necessidade de alimentos para o corpo e a alma. Esse é o objetivo de um grupo cada vez mais considerável de pessoas que buscam alternativas de alimentação para as duas fomes – a fisiológica e a espiritual. A escolha de uma dieta mais saudável, cercada de cuidados que refletem direto no bem-estar é um caminho. E como o mercado já entendeu isso, o que não faltam são opções para quem quer adotar este estilo de vida.
Ingredientes orgânicos, pratos coloridos e muito carinho no processo de preparo da comida. Os adeptos da alimentação saudável normalmente não se preocupam somente com o resultado, mas sim com a procedência do que vai para a barriga. O restaurante Govinda, de comida indiana lactovegetariana, é um exemplo. Os proprietários são Hare Krishnas e levam para a cozinha do estabelecimento a doutrina da religião. “No Govinda não servimos nenhum tipo de comida que seja fruto de algum ato violento. Por isso, nada de carnes. Alimentos que vêm da matança trazem sentimentos ruins que invadem nosso organismo”, considera Francisco Virgino, dono do lugar.
Esta preocupação em transmitir energias positivas para a comida caiu no gosto da clientela. Tanto que o Govinda consegue casa cheia diariamente. “Temos em torno de 40 a 50 clientes por dia”, calcula Francisco. O número pode até parecer tímido para os moldes tradicionais de estabelecimentos alimentícios de sucesso, mas até esta lógica é vista de forma diferente pelo serviço especializado. “Além da comida prioritariamente sem conservantes e hormônios, também nos preocupamos com o bem-estar dos clientes e isso implica em um local bem aconchegante, que ele não se sinta sufocado. Todos estes conceitos são muito bem trabalhados no nosso restaurante.”
E as possibilidades dos serviços podem ir muito além, mais especificamente para onde o cliente quiser. O restaurante Mãe Natureza, especialista em comida vegana (sem nenhum tipo de derivado animal), funciona há seis anos, mas há três inseriu uma novidade no setor no mercado local. Além das variedades em self service e dos cardápios que podem ser consumidas no restaurante, o cliente pode também requisitar um serviço delivery. “A gente tem um prato padrão e também opções de combinações para o serviço de entrega. A ideia surgiu como uma forma de alavancarmos ainda mais nosso estabelecimento, como também a pedido dos nossos clientes. A coisa deu tão certo que se consolidou”, conta Igor Picanço, sócio-proprietário do Mãe Natureza. O restaurante faz em torno de 15 a 20 entregas por dia.
Para quem procura um diferencial bem mais pessoal que os apresentados pelas várias opções de restaurante na cidade, o serviço criado por Valnete Macedo, nomeado Samsara, é uma boa pedida. Valnete é formada em engenharia civil, mas gosta mesmo é de colocar um avental e desbravar o universo da alimentação saudável. O que começou como um hobby, que se mostrava nos aniversários dos filhos com a preparação de comidinhas especiais, virou negócio. “Em 2010 comecei a pesquisar a culinária vegetariana. No mês de agosto criei o Samsara e passei a dividir meus conhecimentos com outras pessoas.”
O negócio de Valnete disponibiliza três tipos de serviço. No “Chef em Casa”, ela atua na cozinha do cliente, reparando um cardápio especial para alguma ocasião específica. “Este serviço é muito requisitado para reuniões de amigos, comemorações... Eu ocupo a cozinha e faço pratos que foram combinados com o contratante. As comidas são levadas para o local pré-preparadas. Neste serviço, também decoro o ambiente.” Na consultoria doméstica, Valnete organiza o ambiente. “Penso na limpeza e organização do espaço físico. Ajudo a pensar nas necessidades e buscar formas de otimizar o espaço da cozinha, por exemplo.”
A consultoria culinária é o serviço mais completo do Samsara. A ideia dele é fazer uma revolução no modo de preparação de alimentos em uma casa. “É um sevriço mais longo. Passo até quatro horas por dia, durante o período que for estipulado, na casa do cliente. Lá, ensino diversos pratos. E não mostro só como fazê-los, mas também como comprá-los e como arrumar a mesa”. Após o “curso intensivo”, o cliente ganha um livro de receitas, personalizado, com fotos dos pratos feitos durante o serviço. No material, são apresentadas outras formas de se fazer as comidas. “As pessoas que me procuram estão em busca não só do alimento saudável, mas também da comidinha gostosa. Não existem mais motivos para associar comida natural a sem sabor.”
Ficou interessado?
Govinda:
www.restaurantegovindabelem.blogspot.com/
Telefone: 3222-2272
Mãe Natureza:
restaurantemaenatureza@yahoo.com.br
twitter: @restmaenatureza
Telefone: 3212-8032
Samsara:
www.samsaracomidinhas.blogspot.com
twitter: @samsaragourmet
Telefone: 8120-8922